[R-br] Erro em função lmer do pacote nlme!

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Segunda Maio 5 15:10:53 BRT 2014

Acho que seu erro está no fato de você esta utilizando arvore como
fator de agrupamento para o modelo de efeito misto. Você deve utilizar
uma variável que você blocou. Pelo seu exemplo acho que árvore está
dentro de local (você possui mais de uma árvore no mesmo local) , por
isso acho que local deve ser o seu fator de agrupamento.Arvore seria se
você avaliasse algo na mesma árvore (p.ex peso de insetos capturados na
mesma arvore).

Da forma como você fez você tem 5 grupos de árvores e 1 observação em
cada grupo. É isso que esta dizendo. Se o fator de agrupamento for
local você terá 2 grupos e n repetições.
Altura Local Arvore
1     87     1      1
2     84     2      2
3     75     2      3