[R-br] Análise de Cluster

Roberto Guevara robertoguevara.bio em gmail.com
Segunda Maio 5 14:25:42 BRT 2014

Prezados colegas usuários de R, boa tarde.

Estou tentando realizar uma análise de cluster e minha dúvida é se há como
utilizar valores de similaridade, ao invés de dissimilaridade, entre as
unidades a serem agrupadas. Sei que posso obter os valores de similaridade
subtraindo de 1 os valores de dissimilaridade. No entanto, não achei nenhum
argumento na função hclust para que a análise seja feita com base nas
similaridades.

Quem puder me ajudar, agradeço. Peço desculpas se for um tópico repetido ou
caso se trate de uma dúvida por falta de conhecimento da análise e não da
linguagem R em si.

Atenciosamente,

--
Roberto Guevara Ferreira Lima

Biólogo - CRBio 6ª Região: 73146/06-D
Mestre em Zoologia
Laboratório de Ecologia e Zoologia de Vertebrados
Instituto de Ciências Biológicas
Universidade Federal do Pará
Rua Augusto Corrêa, nº 01 - Bairro: Guamá. CEP: 66075-110
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7363382159007600