[R-br] Seleção de modelos não-aninhados com GAMM (mgcv)

Pavel Dodonov pdodonov em gmail.com
Quinta Maio 1 12:01:46 BRT 2014

Saudações...

Eu estou querendo comparar três modelos aditivos mistos (generalized
additive mixed models), com distribuição de Poisson e um fator
aleatório. Os modelos são 1)modelo nulo (intercepto), 2) modelo com
uma variávei explanatória categórica, 3) modelo aditivo com uma
variável explanatória contínua. Os modelos 2) e 3) portanto não são
aninhados... O único jeito que conheço para comparar modelos
não-aninhados é com AIC. Mas não sei como (ou se é possível) calcular
o AIC para um modelo GAMM... Alguma sugestão? Estou usando os pacotes
mgcv para fazer a análise e tentei usar o bbmle para calcular os AIC.

Abs...

- Pavel

--
-------
Pavel Dodonov

*"The highest function of ecology is understanding consequences." - Frank
Herbert, Dune, 1965*