[R-br] Tirar maiuscula apos o ponto

Gerson R. Primo Jr gersonprimo em gmail.com
Terça Março 25 10:39:21 BRT 2014

Bernado,

Veja se isso ajuda.
Basicamente, separamos o texto pelo '. ', transforma a primeira letra em
minúsculo e depois concatena o texto novamente.

###
texto <- unlist(strsplit('Deus abencoou Noe e seus filhos, e lhes disse:
"Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra. Sede o medo e o pavor de
todos os animais da terra e de todas as aves do ceu, como de tudo o que se
move na terra e de todos os peixes do mar: eles sao entregues nas vossas
maos. Tudo o que se move e possui a vida vos servira de alimento, tudo isso
eu vos dou, como vos dei a verdura das plantas. Mas nao comereis a carne
com sua alma, isto e, o sangue. Pedirei contas porem, do sangue de cada um
de vos. Pedirei contas a todos os animais e ao homem, aos homens entre si,
eu pedirei contas da alma do homem. Quem derrama o sangue do homem pelo
homem terra seu sangue derramado. Pois a imagem de Deus o homem foi feito.
Quanto a vos, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a.', ".
", fixed = TRUE))
substring(texto, 1) <- c(tolower(substring(texto, 1,1)))
cat(texto, sep=". ")
###

Aqui fica falho, quando depois do '.' vem um nome próprio.

Abraços

*Att,Gerson R. Primo Jr*