[R-br] Anava com modelo autoregressivo

Kalill V.Páscoa kalillpascoa em gmail.com
Quarta Março 12 09:57:47 BRT 2014

Bom dia a todos

Estou analisando um experimento em DBC "split plot in the time"

São 16 medições (0,68 a 10,25 anos).

O experimento apresenta:
- 4 blocos;
- 4 tratamentos referentes aos espaçamentos de plantio;
- e 2 subtratamentos dentro de cada tratamento referentes a aplicação ou
não da desrama;
cada subparcela tem 112 plantas.
-  tenho as coordenadas de cada planta;

Gostaria de aplicar a ANAVA com modelo autorregressivo, contudo estou com
dificuldades para construir a matriz de proximidade espacial.

Estou usando a função nb2mat do pacote spdep

Minha dificuldade esta no argumento neighbours.

Alguém já trabalhou com essa metodologia e poderia me auxiliar?

Att

--
*Kalill José Viana da Páscoa*
*Engenheiro Florestal do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo

*Mestrando em Engenharia FlorestalUniversidade Federal de Lavras*

*Rua Geraldo dos Passos, 81 *
*Água Limpa, **Lavras-MG*
*CEP: 37200-000*
*(35)3821-6833*