[R-br] Teste t Student

Luiz Roberto Martins Pinto luizroberto.uesc em gmail.com
Terça Março 11 14:46:03 BRT 2014

Olá,

Estou precisando utilizar a função  t.test  da biblioteca {stats} para
comparar respostas de tratamentos em contrastes dois-a-dois, em um
experimento com 20 tratamentos.
Este teste me permite comparar amostras com variancias diferentes (var.equal
= FALSE), bem como utilizar o método de Satterthwaite (não preciso neste
caso específico, mas é interessante em outros). As demais opções podem ser
o 'default'.

Preciso gerar uma matriz 20 x 20 com o p-valor referente a cada um dos
pares de tratamentos, em que na diagonal principal contenha 1.00.

Exemplo de matriz com p-valor

         T1     T2   T3   ... T 20
T1   1.00  0.85  0.03  ...  0.25
T2   0.85  1.00  0.42  ...  0.31
T3   0.03  0.42  1.00  ...  0.44
...     ....     ....    ....   ...   ...
T20 0.25  0.31  0.44  ...  1.00

Ocorre que the formula interface is only applicable for the 2-sample tests,
e preparar 90 arquivos com estes contrastes dois-a-dois para gerar esta
matriz 20 x 20 não me parece ser a alternativa mais adequada. Mas, também
não tenho conhecimento (análise e programação) suficiente de R para
preparar um script para fazer isto.

Alguém pode ajudar?

Abaixo, endereço com os dados.

http://www.datafilehost.com/d/1ec1ec2b

Luiz Roberto

Luiz Roberto Martins Pinto
Prof. Pleno/DCET/UESC
Laboratório de Estatística Computacional
Universidade Estadual de Santa Cruz
Ilhéus-Bahia

luizroberto.uesc em gmail.com
skype: lrmpinto