[R-br] Teste Paralelismo no r

Robert Iquiapaza rbali em ufmg.br
Quinta Março 6 22:05:36 BRT 2014

Geovane

Assumindo que as regressões propostas nos gráficos (p8) fazem sentido e satisfazem os pressupostos do modelo de regressão linear poderia fazer o seguinte:

library(car)
escol='Superior/Pós graduação'

model2=lm(Risco~0+(Idade*Quintis),subset(dados,Escolaridade3cat==escol))
summary(model2) # o teste para ‘Idade:Quintis5‘ na verdade está testando se os coeficientes angulares são iguais ( ou a diferença deles é zero)

#para testar a diferença dos interceptos
linearHypothesis(model2, "Quintis1 - Quintis5 =0")
linearHypothesis(model2, "Idade:Quintis5 =0")

Aqui mostrei os testes para uma escolaridade (escol), na verdade vc tem mais informação, teria que rodar um só modelo com todas as informações e fazer os testes nele:
model1=lm(Risco~0+Idade*Escolaridade3cat*Quintis,data=dados)
summary(model1)

Boa sorte

Robert

From: Benilton Carvalho
Sent: Thursday, March 06, 2014 2:15 PM
To: r-br ; geovane barbosa
Subject: Re: [R-br] Teste Paralelismo no r

Geovane,

Para realizar uma analise de dados, o estatistico precisa entender a (hi/e)storia dos dados. Por exemplo, sem saber do que se tratam os dados, e' dificil acreditar que a regressao linear simples que voce apresenta no seu exemplo seja adequada. A outra coisa: como/onde entra o fator "Quintis" existente no seu conjunto de dados?

Enfim, supondo adequacidade em todos os sentidos (cabera' a vc verificar os pressupostos), se o interesse e' averiguar a identidade das regressoes nos tres grupos escolares (vou ignorar Quintis aqui, pois realmente nao sei o que e', nem como entra na sua analise), eu ajustaria os modelos com interacao (vis-a-vis Escolaridade) e compararia com o modelo simplificado (que contem apenas Idade):

fit1 = lm(Risco ~ Idade*Escolaridade3cat, data=dados)

fit0 = lm(Risco ~ Idade, data=dados)

anova(fit0, fit1)

benilton