[R-br] Coordenadas Geográficas no Pacote GeoR

Helder Gramacho agrohelder em gmail.com
Quarta Março 5 11:30:04 BRT 2014

Olá Éder, bom dia!

Ajudou bastante! Meu problema era semelhante ao que relatou com os dados do
Paraná, no meu caso o estado é São Paulo e os dados estão localizados nos
fusos UTM 22 e 23.
Felizmente o IBGE disponibiliza a malha municipal dos estados no formato
shapefile nas Projeções: Policônica datun SAD69 e Policônica datun SIRGAS
2000.
Com isso consegui obter as coordenadas dos pontos no sistema métrico.
Com relação à reprojeção entre fusos UTM,  tentei realizá-la num SIG, o
QGIS: o meu shapefile estava em Coordenadas Geográficas LatLong WGS84 e
tentei converte-lo para a Projeção UTM fuso 22s WGS84; mas não foi
possível, há incompatibilidade.
No caso dos dados do Paraná vocês tinham dois arquivos na projeção UTM, um
com os dados do fuso 21 e outro com os dados do fuso 22?
A reprojeção com os dados do Paraná foi feita no R ou num SIG?
Embora já tenha resolvido o problema achei interessante este procedimento e
queria aprender mais uma opção,

Hélder Santos
*agrohelder em gmail.com <agrohelder em hotmail.com>*