[R-br] Predição lenta - Interpolação Kriging

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Sexta Junho 20 08:39:03 BRT 2014

Thiago, bom dia!

Olhei seus dados e pude notar que na verdade você tem 236 pontos cotados.
Os 1263 restantes são na verdade da linha de borda, transformados em pontos
e que receberam o valor zero. Na figura anexa, eu isolei os pontos cotados
e usei os demais pra restaurar a linha de borda.

O uso de linhas de borda (um tipo de breaklines) é uma prática comum quando
você utiliza grades triangulares (TIN) pra modelar tridimensionalmente uma
área. A partir da grade triangular você interpola por outro método pra
obter uma grade regular. Talvez seja o procedimento mais adequado pro seu
caso.

Ao optar por outro método que não o uso de TIN, eu particularmente, nunca
tinha visto adicionar os pontos da linha de borda aos dados para interpolar
e, num primeiro momento, acredito que seria melhor interpolar os 236 pontos
e utilizar a linha de borda apenas pra recortar a superfície gerada. Mas
precisaria estudar melhor sobre a questão.

Ainda pretendo seguir a análise do seu código, mas queria adiantar esses
pontos.

Atte.,

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]