[R-br] Sugestões sobre a melhor abordagens estatística

Alisson Lucrecio alissonluc em gmail.com
Quarta Junho 11 17:47:39 BRT 2014

Caro Walmes,

Criei o modelo com variável RG (Rendimento do Grão de Feijão) em Tratamento
como efeito fixo somando com Irrigação + NT + Safra, entretanto tenho o
seguinte erro:

> lmer1 <- lmer(RG ~ Tratamento + Irrigacao + NT + Safra + Prep_Solo + (1 + Tratamento | Local ), data = estirpe,+               control=lmerControl(optCtrl=list(maxfun=40000)))Error in lme4::lFormula(formula = RG ~ Tratamento + Irrigacao + NT + Safra +  :
  rank of X = 12 < ncol(X) = 13

Esse erro não aparece quando entro com apenas 3 fatores no modelo. Ex.
Irrigação + NT + Safra.

> lmer1 <- lmer(RG ~ Tratamento + Irrigacao + NT + Safra  + (1 + Tratamento | Local ), data = estirpe,+               control=lmerControl(optCtrl=list(maxfun=40000)))

Porque esse erro esta acontecendo? O modelo esta correto?

Obrigado.

Alisson Lucrecio da Costa