[R-br] Teste de Hipótese de Coeficientes de uma regressão

Adriano Borges Costa adrianobfc em gmail.com
Quarta Junho 11 11:01:12 BRT 2014

Benilton, obrigado pela resposta, mas o teste para cada parâmetro isolado
está ok. O que preciso é testar os parâmetros juntos. Vamos ver se consigo
me explicar melhor.

Em uma regressão linear como esta,

modelo<-lm(y ~ α + β1X1 + β2X2 + β3X3 + ui)

digamos que por meio do summary(modelo) vejo que os três parâmetros são
estatisticamente significantes, mas com valores próximos de zero.

Então gostaria de fazer um teste F ou uma anova para verificar, por
exemplo, se β1=β2. Ou se β1+β2=0. Ou se β1=β2=β3=0. Ou se 2*β1*β2=β3. Ou
testar qualquer outra relação entre os parâmetros. Eu encontrei como se faz
este teste no Stata, conforme este tutorial
http://www.ats.ucla.edu/stat/stata/library/anova_comp.htm, mas não estou
achando no R. Este teste está disponível no summary(modelo)?

Ficou mais claro agora? Me desculpe se estou sendo meio confuso.

Obrigado

Adriano

Adriano Borges Costa