[R-br] Evolução de elementos em grupos

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Quarta Junho 11 09:44:50 BRT 2014

Roney, bom dia!

Agora pude ter uma ideia melhor do seu trabalho. Pelo volume de dados acho
que cai no que o pessoal se refere como 'big data'. Nessa área tem várias
recomendações de pacotes que já vi aqui na lista, sendo que já tive
oportunidade de ver alguma coisa com o pacote {data.table}.

Transformando os dados em um data.table() ao invés de data.frame(), o
processamento é agilizado, desde que empregada a sintaxe correta. Até onde
sei, todas as funções que aceitam data.frame() trabalham com data.table(),
mas a forma de uso tem algumas diferenças.

Não sei se você dispõe de tempo pra isso nesse momento, mas minha sugestão
é tentar ajustar os dados para data.table() e avaliar o desempenho no
script elaborado para trabalhar inicialmente com o data.frame.

Se tiver interesse, sugiro criar um tópico novo tentando capturar  a
atenção do pessoal da lista que tem experiência com uso de 'big data'.

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]