[R-br] Encoding e função postForm

Paulo Nogueira Starzynski paulons em gmail.com
Sábado Junho 7 14:01:24 BRT 2014

Senhores, acho que a questão é simples mas eu me confundo com encodings no
R. No exemplo abaixo estou utilizando a função postForm para informar um
número de rastreador no site dos correios. Em seguida, utilizo o pacote XML
para limpar o código fonte e ficar com o que me interessa, que são os dados
da carta em trânsito, desde Foz do Iguacu até minha casa.

Está funcionando, mas eu gostaria que os acentos estivessem corretos.
O resultado que obtenho no R é esse:

[1] "\r04/06/2014  \r17:06 FOZ DO IGUACUÂ /Â PR\r\r\r\r\rObjeto postado \r \r"

Marquei o enconding como "ISO-8859-1" porque é o que aparece no começo do
código fonte da página:

Como posso melhorar?
Segue o código:

require(RCurl)
require(XML)

add<-"http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/resultado.cfm"
src<-postForm(add, .params = c(objetos="JG310431462BR",
                               btnPesq="Buscar",
              .enconding="ISO-8859-1"))

tree<-htmlTreeParse(src, useInternalNodes=T)
xpathSApply(tree, '//table', xmlValue)

Grato,
Paulo Nogueira Starzynski