[R-br] Esquema fatorial

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Domingo Junho 1 17:48:37 BRT 2014

Só saber o fator e seus níveis não é suficiente para reconhecer o
delineamento completamente. Depende de como foi feita a casualização dos
níveis dos fatores às unidades experimentais. Por experiência estou mais
inclinado à pensar que os níveis de N (nitrogênio) e K (potássio) foram
combinados (4*5=20 níveis) e então aleatorizados à unidades experimentais
(k repetições por combinação). Já o tempo fator tempo foi estudado
fazendo-se medições nessas unidades experimentais com o passar do tempo,
não havendo portanto uma unidade experimental para cada tempo. Se eu
estiver correto, esse delineamento pode se chamar de parcela subdividida
com fatorial duplo na parcela (N:K) e o tempo na subparcela. Como analisar
depende do usuário. Pode-se considerar aov(), nlme::lme() e lme4::lmer().
EU tenho preferência pela nlme::lme() pela facilidade de conduzir
desdobramentos, métodos disponíveis e adequada para casos de
desbalanceamento. De uns tempos para cá eu tenho desencorajado o uso da
aov() para experimentos com mais de um termo de erro. Daqui para frente um
CMR seria ótimo.

À disposição.
Walmes.