[R-br] Como achar vizinhos

Wagner Bonat wbonat em gmail.com
Quarta Julho 9 05:54:06 BRT 2014

Ola pessoal !

Estou com um pequeno problema e gostaria da opinião do pessoal da lista
como resolver de uma forma eficiente.

Tenho uma área que foi dividida em quadrados 1 km X 1 km e o numero de
acidentes foi contado em cada um desses quadrados. Agora eu quero saber o
numero de acidentes em cada vizinho de primeiro ordem e colocar cada numero
em uma coluna diferente criando uma serie de covariáveis a idéia e montar
um modelo autoregressivo. Eu nao quero apenas vizinhos de primeira ordem,
mas até 20 th ordem. Alguma idéia ? Por onde comecar ?

Obrigado

--
Wagner Hugo Bonat
LEG - Laboratório de Estatística e Geoinformação