[R-br] Correlação canônica

Marcos Toebe m.toebe em gmail.com
Sexta Janeiro 10 17:45:13 BRST 2014

Prezados!

Alguém saberia me informar um pacote do r com o qual eu poderia fazer a
análise de correlação canônica a partir de matrizes de correlação de
dimensões diferentes? Por exemplo, um grupo X com matriz de correlação
simétrica de dimensão 3x3 e um grupo Y com dimensão 4x4. Teria que ser um
pacote ou comando que permitisse a análise a partir dessas matrizes, pois
tenho problema de multicolinearidade num dos grupos e optei por adicionar
uma constante *k *na diagonal dessa matriz para corrigir esse problema.

Desde já agradeço pela ajuda

*Marcos Toebe*
*Engenheiro Agrônomo - UFSM*
*Mestre em Agronomia - UFSM*

*Doutorando em Agronomia - UFSMProfessor de Estatística e Experimentação da*
*Universidade Federal do Pampa - Itaqui - RS*
m.toebe em gmail.com
55-96617761