[R-br] Cálculo do deviance das variáveis explicativas em modelo de Poisson inflacionado de zeros

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Segunda Dezembro 15 07:33:40 BRST 2014

Bom dia Pessoal,

                 Estou querendo saber como realizar o cálculo do
deviance das variáveis explicativas em um modelo de Poisson inflacionado
de zeros com a função zeroinfl() do pacote pscl, pois para um modelo do
tipo glm eu faria uma anova(modelo, test="Chi"), mas um objeto criado
pela função zeroinfl() não permite anova() e o teste de Vuong serve
apenas para comparação entre modelos, existe alguma opção? Segue CRM:

#------------------------------------------------------------------
# Definições da sessão.

rm(list=ls())
require(pscl)

#------------------------------------------------------------------
# Dados artificiais.

da <- expand.grid(trat=gl(4,1), tempo=1:10)
X <- model.matrix(~trat+tempo, da); ncol(X)
betas <- c(0.1,0.9,0.6,0.3,0.7)
eta <- X%*%betas
y1 <- rpois(da$trat, lambda=exp(eta))
y2 <- rbinom(y1, size=1, prob=0.7)
da$y <- y1*y2
str(da)

#------------------------------------------------------------------
# Ajuste do modelo.

m0 <- zeroinfl(y~trat+tempo|trat, data=da)
summary(m0)

#------------------------------------------------------------------

Obrigado,

Alexandre dos Santos
Proteção Florestal
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Cáceres
Caixa Postal 244
Avenida dos Ramires, s/n
Bairro: Distrito Industrial
Cáceres - MT                      CEP: 78.200-000
Fone: (+55) 65 8132-8112 (TIM)   (+55) 65 9686-6970 (VIVO)
e-mails:alexandresantosbr em yahoo.com.br
         alexandre.santos em cas.ifmt.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1360403201088680

---