[R-br] Anisotropia, verificação gráfica

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quinta Dezembro 4 15:07:50 BRST 2014

Vamos por partes:

Vou considerar apenas anisotropia geométrica (que é o caso)

1. Para a versão empírica (amostral) baseada nos dados voce deve
calcular as correlações entre pares de pontos
agrupar isto em um grid e mapear por exemplo com countour() ou
contourplot()

2. Para a teórica/ajustada basta desenhar a elepsi desejada

e vai ser com practicalRange, phi ou qq outra medida, o formato vai ser o
mesmo
Por padronização eu usaria o practicalRange