[R-br] Acerca do uso de Excel em estatística

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Domingo Agosto 31 18:46:49 BRT 2014

Na "trédi" CAPTURAR CÓDIGO DE COR a seguinte questão foi colocada por André
Rutz:

> Walmes, fiquei  curioso com seu  comentário sobre a qualidade  do ms
> Excel.  Pode falar  mais  sobre o  porque de  vc  considerar ele  de
> qualidade nula? Sua opinião sobre isto é muito valiosa.

Embora a questão tenha sido endereçada para o Walmes e eu não tenho
procuração para falar em nome dele ;-), coloco aqui à guisa de subsídio os
seguintes links:

http://trust.guidestar.org/2014/07/09/friends-dont-let-friends-use-excel-to-manage-grants/

http://www.dogoodconsulting.org/resources/documents/friendsdonotletfriendsuseexcel.pdf

Este link, embora de um documento de 2001, ainda está acurado até a mais
recente versão: http://www.stat.uiowa.edu/~jcryer/JSMTalk2001.pdf

Neste link mais uma plétora de links sobre os problemas do Excel em
estatística: http://biostat.mc.vanderbilt.edu/wiki/Main/ExcelProblems

http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/planilhas/pottel.pdf

Note-se que o assunto é rebarbativo, com defensores do seu uso (uma busca
rápida na Internet sobre livros e cursos baseados nessa ferramenta) havendo
inclusive um verdadeiro ecossistema em volta do Excel com os "add ons",
"plugins" e demais acréscimos.

Meus 0,0199999.....

--
Cesar Rabak