[R-br] Fwd: Análise de componentes principais (PCA) - ajuda

Bianca Schindler bia.schindler em gmail.com
Domingo Agosto 10 20:42:47 BRT 2014

Olá pessoal!

Meu nome é Bianca Schindler, sou mestranda em Engenharia Florestal pela
UFSM.
Estou tentando realizar uma PCA ou ACP (análise de componentes principais)
com alguns dados da minha dissertação, porém no gráfico da ordenação os
vetores que seriam os descritores estão muito aglomerados de forma que não
é possível observá-los. Gostaria de expandir estes eixos para poder
observar quais são os respectivos "descritores" dos "objetos". Neste caso,
os dados que trabalho os descritores seriam constituintes químicos do óleo
essencial e os objetos os órgãos vegetais de onde foram extraídos.

O pacote utilizado é o "*stats*"
O scrip utilizado segue abaixo:

#Principal Components Analysis
getwd()
dir()
dados=read.csv("dados.csv", h=T, row.names=1, sep=";")
dados
require(stats)
prcomp(dados, scale = FALSE)
plot(prcomp(dados))
summary(prcomp(dados, scale = FALSE))
biplot(prcomp(dados), col = c("black", "blue"), main="ACP - Análise de
Componente Principais", xlab = "Componente 1(colocar a proporção da
variância%)", ylab = "Componente 2 (colocar a proporção da variância%)")

Em anexo segue a imagem da ordenação. Onde em azul são os vetores
aglomerados (descritores), os quais quero expandir. As demais siglas são os
objetos.

Obs: Caso alguém precise dos dados, segue o link:
http://www.datafilehost.com/d/29e3f3bc.

Agradeço a atenção e qualquer ajuda.

Atenciosamente,

Bianca Schindler.

--
Bianca Schindler.
Mestranda em Engenharia Florestal - UFSM.