[R-br] Desenho experimental- fatorial com medidas repetidas no tempo

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Sexta Abril 18 14:06:42 BRT 2014

Caros amigos, estou com a seguinte dúvida

Estou planejando um projeto de pesquisa onde tenho um delineamento
inteiramente casualizado com fatorial. Os tratamentos são duas fontes de
leguminosas (A e B) e 4 tratamentos (1,2,3,4) com 5 repetições. Eu
pretendo fazer uma avaliação comportamental e para isso será realizado
observações a cada 10 minutos durante um período de 24 horas  (ou seja
144 observações por animais) a minha dúvida é como ficará a tabela de
análise de variância desse experimento? Dic com fatorial e medidas
repetidas no tempo? Qual seria a melhor forma de analisá-lo. Não há como
blocar os animais pois cada grupo será abatido no final do período
experimental.