[R-br] Analisando os dados da amostra do IBGE

Rodrigo Coster rcoster em gmail.com
Segunda Abril 14 09:12:43 BRT 2014

Caros,

Estou com uma dúvida mais metodológica do que computacional: Qual é o
delineamento amostral da amostra do IBGE que ocorre paralelo ao censo?
Dentre as variáveis, temos:

V0011 - Area de Ponderação
V0300 - Controle (Pelo que eu consegui entender, é dado um código de
controle para cada residência, mas não achei isso documentado em algum
lugar)
V0010 - Peso

Pelo que vi, a amostra é estratificada (dado que a cidade é dividida em
AEDs) e, dentro de cada estrato, é por conglomerado (visto que são
entrevistados todos os moradores das casas). Estou certo? Se sim, como
declaro esse delineamento no pacote survey?

svydesign( ids = ~ V0300,  strata = ~ V0011, weights = ~ V0010, data =
dados) ?