[R-br] Problema "Desconhecido no R"

Cleber N.Borges klebyn em yahoo.com.br
Quinta Abril 10 19:06:19 BRT 2014

esse comportamento é o padrão mesmo.
Não há nada de errado, apesar de ser nem um pouco o esperado...

para retirar os níveis dos fatores que desejamos eliminar, veja a função
'droplevels'

segue um exemplo pra tentar ilustrar:

####
 > d <- data.frame(x1=runif(10), x2=as.factor(c('a','b')))
             x1 x2
1  0.055255652  a
2  0.107406775  b
3  0.042141886  a
4  0.002818245  b
5  0.366778208  a
6  0.651941247  b
7  0.262551836  a
8  0.191663654  b
9  0.233976033  a
10 0.652663319  b

 > summary( subset(d, x2=='a') ) ########### informação de nivel b ainda
permanece
        x1          x2
  Min.   :0.04214   a:5
  1st Qu.:0.05526   b:0
  Median :0.23398
  Mean   :0.19214
  3rd Qu.:0.26255
  Max.   :0.36678

 > summary(droplevels(subset(d, x2=='a') ) ) informação de nivel b é
eliminada
        x1          x2
  Min.   :0.04214   a:5
  1st Qu.:0.05526