[R-br] Trocar caracteres específicos repetidos

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Segunda Abril 7 19:04:05 BRT 2014

> Olá
>
> Sou iniciante no R, preciso retirar de uma string um caractere específicoque esteja repetido,
>  trocando estes por apenas um,
>
> Ex: a = "23345556333388"     gostaria de retirar o 3 especificamente que
> estão repetidos, logo a string ficaria
>       a = "2345556388"         -  só altero onde o 3 aparece, os outros
> continuam como estão.
>

> outro exemplo
>       texto = "BOLLA  CARRO  LLATA  CASSINO "   aplicando somente para a
> letra L
>       texto = "BOLA CARRO LATA  CASSINO"

> [...]

gsub("33*", "3", a)
gsub("LL*", "L", gsub("  *", " ", texto))

No "texto", você também eliminou quase todos os espaços duplicados. Por
isso, o exemplo acima inclui um gsub() para eliminar excesso de espaço em
branco.