[R-br] AIC para variograma ajustado por OLS (variofit)

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Sexta Abril 4 08:51:03 BRT 2014

Helio

dificil dizer de forma geral, mas
é preciso ver se as medidas se referem:
1) ao ajuste de verossimilhança AOS DADOS, tipicamente pela densidade de
uma normal multivariada, decorrente de um modelo com efeitos aleatórios
independentes
2) ao ajuste do variograma (uma complexa transofrmação e resumo dos dados)
por um modelo nao-linear

em cada uma destes casos pode-se calcular tais medidas (OLS e WLS sao
restritas a 2) )
e portanto isto gera a confusão de terminologias e entendimentos.

Em resumo, é necessario tr clareza que há mais de um paradigma de
inferência em tais modelos e é necessário verificar o que de fato está
sendo utilizado.