[R-br] Coeficiente de regressão parcial modelo misto linear

Fernando Souza nandodesouza em gmail.com
Quinta Abril 3 13:12:24 BRT 2014

Caros amigos

Eu gerei um modelo de regressão utilizando o modelo misto com o comando
abaixo. Eu gostaria de saber o quanto cada uma das 3 variáveis
preditoras contribuiram para a redução da variação do Consumo (R2
parcial), ou seja particionar a variância total de Y em função dos
preditores. Gostaria de saber como posso fazer isso? Se há ou se alguém
possui um código de como fazê-lo. Li no livro do Kutner que o r2parcial
é calculado como (SSE(X2)-SSE(X1,X2))/SSE(X2)  para o R2 da variável x1
para um modelo com duas variáveis. No entanto no modelo mixto não
consigo gerar modelos com ou sem as preditoras para obter a soma de
quadrados , pois nem sempre há convergência, mantendo todos os
argumentos da função lme constantes.

Sendo assim há uma forma de obter esses valores?

modelo0<-lme(fixed=CONSUMO~I(PV^0.75)+GEST+TEMPMAX,correlation=corAR1(form=~1+GEST|ANIMAL),weights=varIdent(form=~1|ANIMAL),data=dados,random=~1|ANIMAL,control=ctrl,na.action=na.omit,method="REML")