[R-br] Produção de Gráficos: PCA

Vinícius Lionel Mateus vinynegrelli em gmail.com
Quinta Setembro 26 09:24:17 BRT 2013

Prezados,

Estou começando a aplicar PCA usando R, mas anteriormente o fazia no
Statistica.
Tenho utilizado os pacotes 'psych' e 'GPArotation' pois prefiro utilizar
rotações em Varimax, porém os gráficos não ficaram ao meu gosto.

Depois de algum esforço, eu consegui trocar as labels do meu gráfico,
mas além disto gostaria de retirar o histograma, e plotar gráficos da
dispersão das amostras(labels) e das variáveis entres os componentes, em
2D e 3D.

Segue meu CMR.

Desde já, obrigado.

# instalando os pacotes
install.packages("psych")
install.packages("GPArotation")
#carregando
require (psych)
install.packages (GPArotation)
#entrada de dados (https://www.dropbox.com/s/l8v9g6qub27oig0/enqalog.xls)
read.table(file = "clipboard", header = TRUE, sep = "\t", dec = ",")-> d
#entrada de dados1
read.table(file = "clipboard", header = TRUE, sep = "\t", dec = ",")-> enqa
enqa -> d
attach(d)
names(d)
summary(d)
#PCA(Varimax)/psych
dpca<-principal(d[,2:16], nfactors=3, rotate="varimax", scores=T)
#Scree plot
plot (dpca$values, type="b", ylab="Eigenvalue", xlab="Component",
lab=c(5,5,5))
#biplot
biplot(dpca, labels=d[,1], cex=c(0.75,1))

Vinícius
Atenciosamente,

VINÍCIUS LIONEL MATEUS, M.Sc (http://lattes.cnpq.br/6501001637020665)
Bacharel em Química - Doutorando em Química Analítica
Laboratório de Química Atmosférica - Departamento de Química
Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro (PUC - Rio)
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil CEP.: 22451-900
Telefone: (+55) (21) 3527-1327
               (+55) (21) 9358-8051
www.puc-rio.br