[R-br] EBImage package - Manipulação de imagens

Mauro Sznelwar sznelwar em uol.com.br
Quarta Setembro 18 22:47:06 BRT 2013

Tentei baixar esta biblioteca library(EBImage) mas diz que não está disponível para versão R 3.0.1 do Windows.
.

  Caros amigos, a dúvida é a seguinte: Estou tentando por meio do pacote EBImage contar um número de áreas de pólen na colméia. Para isso estou utilizando uma imagem retirada da internet apenas para treino. Nesta imagem os pontos de tons amarelos (onde há o pólen), alaranjados e brancos são de meu interesse. No entanto acho que os locais com pólen são mais difíces por estarem separados na área, por isso estou tentando contá-los e no caso de sucesso, prosseguirei com a contagem das demais áreas.

  Pois bem, o código abaixo, conseguiu isolar razoavelmente os pontos de polén (amarelos), no entanto ficou alguns "resíduos" o qual não consegui eliminá-los para contar apenas o pólen.

  Alguém sabe como fazer isso? Alguma idéia melhor de como fazer?

  OBS: A imagem utilizada encontra-se em anexo. Peço desculpar por não fornecer um Link direto, pois não consegui fazer isso utilizando nenhuma das hospedagens (box, ubuntu one ou 4 shared), a função read.Image() sempre retorna erro: "Erro em readJPEG(x, ...) :
    JPEG decompression error: Not a JPEG file: starts with 0x0a 0x0a" e não sei o que isso significa. grato pela atenção.

  library(EBImage)
  imagem <- readImage("http://www.4shared.com/download/GYeHK30-/colmeia.jpg")
  display(imagem)
  str(imagem)
  imagem<-imagem[1:604,60:343,1:3]
  display(imagem)
  hist(imagem)
  imagem2 <- imageData(channel(imagem, mode="red")) # canal vermelho destacou melhor os pontos desejados
  imagem2 <- 1-imagem2                               # inverte as tonalidades
  display(imagem2)
  plot(density(imagem2), xlim=c(0,1))
  filled.contour(imagem2, asp=1)
  imagem2[imagem2>=0.2] <- 1
  imagem2[imagem2<0.2] <- 0
  display(imagem2) # os pontos de interesse destacaram, no entanto há muitas interferências
  # a duúvida é como removê-los?