[R-br] EBImage package - Manipulação de imagens

Fernando Antonio de souza nandodesouza em gmail.com
Quarta Setembro 18 18:55:08 BRT 2013

Caros amigos, a dúvida é a seguinte: Estou tentando por meio do pacote
EBImage contar um número de áreas de pólen na colméia. Para isso estou
utilizando uma imagem retirada da internet apenas para treino. Nesta imagem
os pontos de tons amarelos (onde há o pólen), alaranjados e brancos são de
meu interesse. No entanto acho que os locais com pólen são mais difíces por
estarem separados na área, por isso estou tentando contá-los e no caso de
sucesso, prosseguirei com a contagem das demais áreas.

Pois bem, o código abaixo, conseguiu isolar razoavelmente os pontos de
polén (amarelos), no entanto ficou alguns "resíduos" o qual não consegui
eliminá-los para contar apenas o pólen.

Alguém sabe como fazer isso? Alguma idéia melhor de como fazer?

OBS: A imagem utilizada encontra-se em anexo. Peço desculpar por não
fornecer um Link direto, pois não consegui fazer isso utilizando nenhuma
das hospedagens (box, ubuntu one ou 4 shared), a função read.Image() sempre
retorna erro: "Erro em readJPEG(x, ...) :
  JPEG decompression error: Not a JPEG file: starts with 0x0a 0x0a" e não
sei o que isso significa. grato pela atenção.

library(EBImage)
imagem <- readImage("http://www.4shared.com/download/GYeHK30-/colmeia.jpg")
display(imagem)
str(imagem)
imagem<-imagem[1:604,60:343,1:3]
display(imagem)
hist(imagem)
imagem2 <- imageData(channel(imagem, mode="red")) # canal vermelho destacou
melhor os pontos desejados
imagem2 <- 1-imagem2                               # inverte as tonalidades
display(imagem2)
plot(density(imagem2), xlim=c(0,1))
filled.contour(imagem2, asp=1)
imagem2[imagem2>=0.2] <- 1
imagem2[imagem2<0.2] <- 0
display(imagem2) # os pontos de interesse destacaram, no entanto há muitas
interferências
# a duúvida é como removê-los?