[R-br] Banco de dados muito grande

Mauro Sznelwar sznelwar em uol.com.br
Terça Setembro 17 08:31:53 BRT 2013

On 09/16/2013 06:11 PM, Edson Lira wrote:
> Caros amigos, boa noite, tenho um banco de dados com 10 mb e 176 mil
> linhas com 11 colunas.
>
> Estou usando:
>
> tra<-read.xlsx("/Users/edsonlira/Minuza/Dados_geral.xlsx",1,header=T,encoding=
> "UTF-8")
>
> Me mostra o seguinte erro:
> Erro em .jcall("RJavaTools", "Ljava/lang/Object;", "invokeMethod", cl,  :
>    java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space
>
> O que devo fazer?
>
> [ ]'s.
> Edson Lira
> Estatístico
> [...]

Edson,

Não acho este banco em si grande. Já trabalhei com bancos na ordem de
milhões de linhas sem problema.

Observe algumas coisas:

1- Pela mensagem de erro, o problema está ocorrendo no Java
(java.lang.OutOfMemoryError: Java heap space)

2- Sempre trabalhe com tipos de arquivos mais simples, o csv por
exemplo. Assim você não depende de outros pacotes ....

[]s
Tura

Aproveitando a sugestão do Tura. seria talvez conveniente transformar em .txt e experimentar.