[R-br] Banco de dados muito grande

Manoel Galdino mcz.fea em gmail.com
Segunda Setembro 16 22:09:45 BRT 2013

Vc usa Windows ou Linux? Seu SO é 32 bits ou 64 bits? E o R, 32 ou 64 bits?

Enfim.
O banco não é grande, é problema de alocação de memória do java (ou java
virtual machine, não estou certo). O read.xlsx usa a biblioteca rjava, que
por sua vez usa java em algumas de suas funções.

Tente o comando abaixo, para dizer o computador para suar até 100 mega de
memória. O "m"do final indica que sáo megas (100 megas). Se quiser colocar
algo como um giga, só declarar 1g.

options(java.parameters = "-Xmx1000m")

Manoel Galdino
https://sites.google.com/site/galdinomcz/