[R-br] Fatorial desbalanceado em bloco

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Segunda Setembro 16 14:24:34 BRT 2013

A popMeans() faz um cálculo matricial. Não é bem médias dos tratamentos
embora em certos casos não exista distinção, como no caso de um experimento
balanceado. Certamente uma média ponderada seja melhor que uma aritmética
(peso igual). Via de regra a popMeans(), exceto por descuido do usuário ao
fornecer argumentos, está fazendo o certo. Eu não sei o que a TukeyC faz,
mas conhecendo os desenvolvedores do pacote, certamente não opera de forma
errada.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
skype: walmeszeviani