[R-br] wilcox.test()

Marcos Paulo Felizardo mp_felizardo em hotmail.com
Segunda Setembro 9 13:49:41 BRT 2013

Boa tarde pessoal, então na verdade a minha dúvida é conceitual, peço desculpas, estou estudando, mas ainda sou muito leigo nos conceitos de estatística para inferência não-paramétrica.
Bem, estou caracterizando sementes, e os dados não tem distribuição normal e nem são possíveis de serem normalizados por outras funções.
Para comparar então estas propriedades vou usar o testes de wilcox.test() com paired=FALSE, ou seja o teste de Man-Whitney. Na consulta a documentação tem dois parâmetros: exact e correct, que não consigo entender o que significam. E se coloco igual a TRUE para os dois, tem uma mensagem de aviso. Colo abaixo a mensagem de aviso e o resultado.

> wilcox.test(t2pen2$Dmax,t3pen2$Dmax,alternative = c("two.sided"),mu = 0,exact = TRUE,correct = TRUE, paired = FALSE, conf.level = 0.95)

        Wilcoxon rank sum test with continuity correction

data:  t2pen2$Dmax and t3pen2$Dmax
W = 101755.5, p-value = 0.1205
alternative hypothesis: true location shift is not equal to 0

Mensagens de aviso perdidas:
In wilcox.test.default(t2pen2$Dmax, t3pen2$Dmax, alternative = c("two.sided"), :não é possível computar o valor de p exato com o de desempate
O que essa mensagem quer dizer? E estou usando esses parâmetros corretamente? Se a pergunta for muito leiga, aceito sugestões de bibliografia.

Estou usando o livro: D'HAINAUTI, L. Conceitos e métodos da estatística, V.1. Fundação Caloute Gulbenkian, 1997.

Marcos Paulo Felizardo