[R-br] erro em carregar rjava

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Domingo Setembro 8 00:12:12 BRT 2013

Amigos de R,

Meu problema é que preciso importar dados para dentro do R a partir
planilhas xls, onde cada sujeito possui dados em diferentes arquivos e os
dados não estao dispostos em linhas em colunas como em um banco de dados.
No entanto, o software de avaliação nutricional que gerou as planilhas de
cada sujeito repete a estrutura. Então imaginei que o que eu preciso e
saber aonde os dados que me interessa estão planilha e importar somente
esse pedaço da planilha. Descobri então que o pacote xlsx permite que eu
escolha com antecedência quais caselas o R irá ler. O problema é que o xlsx
depende do rjava  e toda vez que eu tento carregar o xlsx vem um erro
dizendo que não consegue encontrar o java. Eu atualizei o java da maquina
que uso, mas o erro persiste. Ainda, descobri que há diferenças entre java
e javascript... mas não entendi muito bem qual dos dois o pacote precisa.
 Alguem pode me dar uma luz de como fazer essa comunicação funcionar?

> library('xlsx')
Carregando pacotes exigidos: xlsxjars
Carregando pacotes exigidos: rJava
Error : .onLoad falhou em loadNamespace() para 'rJava', detalhes:
  chamada: fun(libname, pkgname)
  erro: No CurrentVersion entry in Software/JavaSoft registry! Try
re-installing Java and make sure R and Java have matching architectures.
Error: package ‘rJava’ could not be loaded

QUe a força esteja sempre com voces,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
http://blog.ipec.fiocruz.br/lapclin-chagas/
Curriculum Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6597654894290806
ResearchGate.net: https://www.researchgate.net/profile/Pedro_Brasil2/
Instituto Nacional de Infectologia/Instituto de Pesquisa Clínica Evandro
Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,