[R-br] retidada de tendencia sem UTM

Hélio Gallo Rocha heliogallorocha em gmail.com
Quinta Outubro 31 20:11:01 BRST 2013

Caros da lista,

Estudando outros dados, não houve problema na validação cruzada para
retirada de tendencia polinomial de primeiro grau, achei que fosse pela
quantidade de pontos, mais de 300.

Como minhas coordenadas estão em UTM, subtrai todas elas pelo menor valor.

Rodei o CRM... sem problemas.

Para quem está em fase de estudos da geoestatistica, ainda faltam pontos de
dúvida, favor darem suas opiniões, listo aqui minhas dúvidas e acrescentem
outras:

1. Sempre temos de retirar tendencia?
2. Poderia retirar tendencia com uma covariavel fenológica da planta?
penso que sim, já que a retirada polinomial de primeiro grau utiliza as
coordenadas.
3. Alguém teria algum artigo para embasar este tipo de situação?

Grato a todos

--
Hélio Gallo Rocha
IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho