[R-br] Não consigo fazer uma ANOVA com arquivo com 1e+06 registros.

Mauro Sznelwar sznelwar em uol.com.br
Quinta Outubro 24 00:13:26 BRST 2013

Eu não consegui abirir o arquivo de dados que colocou no datafilehost. Poderia me enviar anexado? Ou colocar no Mega Upload para baixar?

  O código abaixo toma partes de  scripts do PDF dos pacotes ff e ffbase.

  Eu testei com seus dados  e deu certo. Mas na hora de copiar e colar para o e-mail, houve erros... Acho que agora está certo.
  Mas ressalto, isso é só uma regressão linear. Não sei como calcular o two-way anova a partir disso.. somente uma anova comum. Mas estou certo de que tem jeito...

  #####################################

  require(ff)
  require(ffbase)
  require(biglm)

  load("RCBD_Data.Rdata")

  dados.ff = as.ffdf(Data)
  rm(Data)
  gc()

  form = y ~ factor(Treat) + factor(block)

  for (i in chunk(dados.ff, by=25000)){

    if (i[1]==1){
      message("first chunk is: ", i[[1]],":",i[[2]])
      biglmfit <- biglm(form, data=dados.ff[i,,drop=FALSE])
    }else{
      message("next chunk is: ", i[[1]],":",i[[2]])
      biglmfit <- update(biglmfit, dados.ff[i,,drop=FALSE])
    }
  }

  summary(biglmfit)

  produzível.