[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Terça Outubro 22 10:33:08 BRST 2013

Comentário acerca de umponto abaixo

On Sat, 19 Oct 2013, Éder Comunello wrote:

> [...]
>
> Acredito que o resíduo referido pelo Prof. Paulo seja aquele dado pela diferença entre os dados observados e a predição da krigagem. Quando vc
> roda o 'krige.conv' você utiliza o modelo ajustado para predizer pontos em um grade definida (p. ex. loc=grid), mas parece ser possível trocar o
> grid pelas coordenadas dos pontos originais (p. ex. loc=pts).  Feito isso, poderia obter a diferença observados-preditos (resíduo). Se for isso
> mesmo, obter os resíduos não seria tão difícil, mas também não tenho muita clareza em como prosseguir daí pra frente...

Isto mesmo
os residuos podem ser analisados da mesma forma que a xvalid() faz
Uma laternativa é montar os residuos na forma de objeto da classe
xvalid(0 e se aproveitar das funcoes prontas

Alems disto - o Elias me enviou um "patch" que devo colocar na xvalid para
resolver isto

em breve disponível  em uma nova versao da geoR