[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR

Hélio Gallo Rocha heliogallorocha em gmail.com
Domingo Outubro 20 20:51:59 BRST 2013

Eder,

valeu pela força.
Amanhã cedo vou analisar sua sugestão, mas de antemão adianto que sem a
validação cruzada não tem como ter o dado do erro, nem tampouco fazer a
krigagem, a não ser que o prof. Paulo de uma dica de como gerar o erro sem
a validação.

Tentei fazer o seguinte, mas não deu certo:
1. Fiz o ajuste (C0,C1 e alance) em cima do variograma sem tendencia de 1St
2. Como o pacote geoR não valida, plotei o variograma com os dados com
tendencia e usei os dados (C0,C1 e alance)  sem tendencia.
3. Fiz a validação e gerei o mapa.
4. Claro, o mapa não ficou como deveria, usei o sufer e arcgis para
comparar.
Isso deve ter acontecido pois os erros foram diferentes, pois os
semivariogramas são muito diferentes.

Pelo menos tudo isso serviu pro meu aprendizado, me fez pensar muito mais
para ver uma solução, o que não ocorreria se não tivesse o erro.

Abraço

Hélio

--
Hélio Gallo Rocha