[R-br] erro na validação cruzada com pacote geoR

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quinta Outubro 17 09:19:32 BRT 2013

Há um problema na geoR para fazer a validacao cruzada com trend (model de
media nao constante.

Algumas opcoes:
1. fazer um  pequeno programa que remova uma observacao por vez e chame a
krige.conv()

2. Usar outros pacotes do R

3. Fazer a valizacao nos "residuos"

4. Pensar se a validacao cruzada é de fato nbecessária. Embora seja
usada é bem menos informativa e util que outras medidadas de avaliacao do
ajuste baseadas na verossimilhanã e análise dos residuos