[R-br] Eixo x gráfico

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Quinta Outubro 3 15:38:01 BRT 2013

Eu não entendi exatamente o que você queria, ja que você não deu um exemplo
reproduzível.

Mas veja se é isso mais ou menos:

#Você tem uma variável que quer colocar no eixo y e uma variável chamada
idade que quer colocar no eixo x.
variavel=runif(5,0,10)
idade=c("60-64","65-69","70-74","75-79","80+")

#Se você tentou plotar assim, da um erro, ja que o plot não tem um método
para plotar palavras no eixo x e números no y
plot(idade,variavel)

#veja que idade é carácter do jeito que vc ta fazendo, e não números, mas
são os nomes de classes suas certo?
class(idade)

#Veja que barplot faze esse tipo de plot, se vc usar a variável nele
?barplot
barplot(variavel)

#Ai da pra para você usar o vetor idade como nome dessas barras
barplot(variavel,names.arg =idade)

#Outra forma é fazer seu próprio eixo x
?axis

#plote suas variáveis, veja que no argumento xaxt="n" você manda o R não
fazer o eixo x, e so estamos plotando pontinhos da variável sua no y na
ordem
plot(variavel,xaxt="n")

#Depois nos construímos o eixo x.
axis(1,at=1:5,labels =idade)