[R-br] Erro ao fazer a leitura de arquivos shapefiles.

Éder Comunello comunello.eder em gmail.com
Quarta Novembro 20 17:30:15 BRST 2013

Prezado Rudiney, boa tarde!

O erro se deve à incompatibilidade do pacote maptools() com shapefiles do
tipo "M". O artigo do Wikipedia disponível em <
http://en.wikipedia.org/wiki/Shapefile> fala mais sobre tipos de shapefile.

O problema é relatado no link  <
http://r-sig-geo.2731867.n2.nabble.com/Shapefile-Compatibility-td6616948.html#none>
e uma sugestão é usar rgdal::readOGR() pra ler o shape. No link tem exemplo
de código.

Usando o rgdal vão aparecer mensagens de erro, pois parte do conteúdo será
perdido, preservando apenas as informações planimétricas (2D).

Éder Comunello <c <comunello.eder em gmail.com>omunello.eder em gmail.com>
Dourados, MS - [22 16.5'S, 54 49'W]