[R-br] Acentos em nomes da variáveis.

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Sexta Novembro 15 19:17:13 BRST 2013

Primeiro verifique a codificação de caracteres do seu arquivo. No linux tem
um comando no terminal que faz isso. No entando, se estiver no Windows, e
no Linux, abra o arquivo com o Geany (editor de texto). Caso não tenha
instale-o. Vá no menu 'arquivo > propriedades'. Vai abrir uma janela e veja
o que aparece no campo 'codificação'. Nos meus arquivos aparece UTF-8. Para
arquivos que recebo de usuários windows aparece ISO-8859-1. No R você vai
especificar a codificação ao ler o arquivo com a função read.table() ou
equivalente. Eu uso encoding="utf-8" e encoding="latin1" para os casos
mencionados. Veja a documentação da read.table().

À disposição.
Walmes.