[R-br] R Markdown através do Rcmdr

walmes . walmeszeviani em gmail.com
Domingo Novembro 3 14:14:42 BRST 2013

Existem diversas possibilidades. Eu julgo que a mais fácil para o iniciante
seja usar o RStudio. Ele trabalha com arquivos Rmd e já tem um botão de
atalho para gerar o html. Na minha última experiência, em 30 minutos tive a
façanha de fazer 3 alunas de pós graduação que usam windows partirem do
zero e reproduzirem uma análise Latex+knitr e Markdown+knitr. Tiveram que
instalar o Miktex (distribuição latex para windows)  e knitr (pacote R). O
RStudio elas já usavam para editar script. (se fossem 3 homens acho que
tinha feito em 10 minutos, brincadeira, auahuahuahau.) Baixaram o arquivo
template do github do Fernando Mayer (
https://github.com/fernandomayer/knitr-rautu/blob/master/knitr-template.Rnw),
trocaram a codificação de caracteres, clicaram em "gerar pdf" e foi. Quase
nem acreditei. Para markdown foi semelhante e feito a partir do arquivo em
https://gist.github.com/jeromyanglim/2716336. Depois vale a pena apresentar
outros editores para eles optarem (tinn-r, emacs+ess, gedit+r plugin, ...).

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
skype: walmeszeviani
homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes
linux user number: 531218