[R-br] Codificação de arquivo .nnw

Jose Claudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Domingo Novembro 3 02:28:28 BRST 2013

André e Walmes,

Desculpem!

Escrevi Geny quando queria ter escrito Geany.
(O walmes está certo).

Quanto ao RStudio, realmente ele tem as opções de encoding sim, como o
Walmes falou, e aparentemente completa.
Mas fica num local tão diferente de todos os outros aplicativos da
categoria que não achei em uma primeira busca.
(como praticamente não uso - a não ser em aulas quando abordo as GUIS
para o R - não tenho intimidade).

Quanto ao Geany eu andei encontrando alguns bugs mês passado na última
versão relativo ao encoding.
Encontrei devido a estar estudando (e comparando) vários editores
(PSPad, Notepad ++, SynWrite, Geany, etc) quando estava implementando
(e testando comparativamente) o recurso de encoding no Tinn-R. Aliás,
encontrei algumas inconsistências em vários editores relativo
identificação e conversão de encoding.

O encoding é um recurso relativamente recente (pois o UNICODE também é).
Assim, nem todos os editores dão suporte a identificação e alteração
adequadamente.

Fica a dica: se encontrar problemas de encoding em algum editor teste outros.

Ab,
--
Jose Claudio Faria
joseclaudio.faria at gmail.com