[R-br] Codificação de arquivo .nnw

Jose Claudio Faria joseclaudio.faria em gmail.com
Sábado Novembro 2 23:46:13 BRST 2013

André,

Bom, a boa notícia é que você não perdeu nada do que já escreveu e não
será preciso editar todos os caracteres latinos de sua apostila
novamente.

Provavelmente o problema que você está encontrando diz respeito ao
"encoding" (tipo de codificação) usado na criação dos arquivos.

Basicamente existem 4 tipos:
1- ANSI
2- UTF-8
3- UTF-16LE
4- UTF-16BE

Os três últimos são da família UNICODE.

Se você criou seus arquivos usando o Tinn-R com certeza (sou o
principal autor e mantendor) seus arquivos foram criados com o
encoding ANSI.

Se você depois foi para o Linux, e editou/salvou os aquivos é quase
certo que eles passaram para UTF-8.

O que você precisa fazer é usar um editor que lhe permita verificar
corretamente o encoding e possivelmente mudar para enchergar
corretamente o que você escreveu nos arquivo .rnw.

Se você está no Linux sugiro dois editores (entre os que conheço) que
permitem isso: Vim e Geny.
O Gedit deve permitir isso também.

Contudo, não vi (explicitamente) nenhuma opção relativo a isso no RStudio.

A nova versão do projeto Tinn-R será liberada em poucos dias com
suporte para UNICODE.
(Mas continua sendo apenas para o Windows).

Se tiver dificuldade, posso tentar ajudar (e precisarei ter acesso a
seus fontes).

Ab,

--
Jose Claudio Faria