[R-br] Operação em data.frame com colunas 'numeric'

Thiago V. dos Santos thi_veloso em yahoo.com.br
Sexta Maio 24 17:00:31 BRT 2013

Olá pessoal,

Estou com uma dúvida bem básica no R. Tenho um data.frame que contem anos e meses no formato numérico e gostaria de realizar algumas operações nesse DF. Vejam abaixo:

   year month anom3_4
  1950     1   -1.50
  1950     2   -1.77
  1950     3   -0.73
  1950     4   -0.94
  1950     5   -1.47
  1950     6   -0.70
  1950     7   -0.48
  1950     8   -0.59
  1950     9   -1.09
  1950    10   -0.57
  1950    11   -1.09
  1950    12   -0.93
  1951     1   -1.04
  1951     2   -0.07
  1951     3   -0.70
  1951     4    0.05
  1951     5   -0.22
  1951     6    0.04
  1951     7    0.41
  1951     8    0.74
  1951     9    0.38
  1951    10    0.80
  1951    11    0.80
  1951    12    0.72

Gostaria, inicialmente, de manter somente os meses 9, 10 e 11 de cada ano (no caso, 1950 e 1951). Em seguida, gostaria de calcular a média da coluna anom3_4 em cada ano.

Se as colunas year e month estivessem como factor, seria fácil fazer isso. Mas acho que não dá para criar factor a partir de numerics.

Sugestões de linhas mágicas para fazer isso?

Obrigado,
--
Thiago V. dos Santos
PhD student