[R-br] teste wilcoxon

Cézar Borges cezar-fonseca em hotmail.com
Sexta Maio 24 08:19:19 BRT 2013

Oi Alana,O teste de Wilcoxon é utilizado para testar dados que tenham sido coletados em uma mesma unidade amostral, ou seja, quando se trabalha com comparações de duas amostras pareadas, não havendo o pressuposto da independência amostral. Tal teste é o equivalente ao teste t pareado. Contrariamente, o Teste U de Mann-Whitney é equivalente ao teste t para comparação de duas amostras independentes. A função para realizar o teste de wilcoxon é: wilcox.test(y,x,paired=T)
Abraços!

Att,

Cézar  Fonseca Borges

Mestrando em Ciências Ambientais

UFPA/MPEG/EMBRAPA -
Amazônia Oriental

Geógrafo

Email: cezar-fonseca em hotmail.com/ caborges em museu-goeldi.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9805721240137485