[R-br] Dúvida sobre Krigagem

Elias Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Terça Maio 21 10:14:20 BRT 2013

On 05/20/2013 09:31 PM, Hélio Gallo Rocha wrote:
> Tito,
>
> krigagem sempre me interessa, pretendo trabalhar com soft livre e
> agricultura de precisão,
>
> Olhei seus dados, tem tanta informação que parecem ser provenientes de
> krigagem, o R não conseguiu processar os dados, parece que o R  tem
> algum limite de memória, não sei ao certo, talvez o Elias saiba...

O R não possui limite de memória. Num bom sistema operacional você pode
usar toda a memória RAM disponível no seu computador. O problema é usar
um algoritmo em que há necessidade em se trabalhar em memória e se seus
dados tiverem tamanho em memória maior que a memória do seu computador.

Sobre krigagem para grande número de pontos, o problema é a necessidade
de inverter uma matriz n por n. Você pode evitar isso se usar low rank
kriging or the SPDE approach.

Att.
Elias