[R-br] Legenda eixo X

Luciano F. Sgarbi luciano.f.sgarbi em gmail.com
Sexta Maio 3 11:10:29 BRT 2013

Prezados,
Estou tentando centralizar a legenda do eixo X em uma figura com vários
gráficos.
Estou conseguindo centralizar a legenda da linha inferior como no exemplo,
mas as linhas do meio não.

par(mfrow=c(2,2))

plot(rnorm(100),xlab="",ylab="y1")
plot(rnorm(100),xlab="",ylab="y2")
mtext(side=1,cex=2,line=-1.8,text="Variável Explanatória 1",outer=TRUE)
### o problema está aqui, pois a legenda desce para a parte inferior da
figura.
plot(rnorm(100),xlab="",ylab="y1")
plot(rnorm(100),xlab="",ylab="y2")
mtext(side=1,cex=2,line=-1.8,text="Variável Explanatória 2",outer=TRUE)##
Esse dá certo

Alguém podia dar uma luz de como eu posso fazer isso?

Abraços

--

*Luciano F. Sgarbi*

Mestrando em Ecologia e Evolução
Laboratório de Ecologia de Insetos (sl. 222)
Departamento de Ecologia
Instituto de Ciências Biológicas - ICB 1
Universidade Federal de Goiás, campus II
Goiânia-GO
74001-970
Brazil