[R-br] RES: Fuzzy C-means

Oswaldo G. Cruz ogcruz em gmail.com
Terça Março 26 23:31:24 BRT 2013

Veja a função Fanny no pacote Cluster!

http://stat.ethz.ch/R-manual/R-patched/library/cluster/html/fanny.html

[]´s

Oswaldo

De: r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br [mailto:r-br-bounces em listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Arthur Telles Calegario
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Assunto: [R-br] Fuzzy C-means

Bom dia Galera,

Estou trabalhando com análise de agrupamento fuzzy.

Algumas pontos estão me intrigando e talvez a experiência de alguns possa me ajudar.

O pacote que estou usando é o e1071.

1: Os resultados da função_objetiva estão dando muito baixos, comparando com os resultados obtidos no matlab e de um artigo base. Além disso, o centróides são diferentes tb e, consequentemente, a matriz de partição.

1.5: Ao rodar o comando duas vezes, os valores, algumas vezes, diferem significantemente, o que é "inaceitável" tratando-se de ciência.

2: os índices de validação estão dando muito baixos, provavelmente erados, não sei pq. Vou conferir se estão erado fazendo-os na mão, mas creio que a resposta é esta vinculada com a questão 1;

Se alguém poder me dar uma luz agradeço, ou um script pronto (rs),

Abraços,

Arthur Calegario.

ps: em anexo estãos os dados, normalizados, assim como o script.